outubro 05, 2007

Lamentável

Desculpem, sei que hoje é sexta-feira, o final de semana chegando e devíamos ter boas notícias, mas minha manhã não começou bem e tenho que falar. Como é desagradável começar o dia vendo notícias revoltantes como a morte do bebê abandonado em Contagem - MG e, na seqüência, a manchete no jornal: "Mãe é suspeita de colocar fogo na casa", incêndio que provocou a morte de duas crianças em Porto Alegre.
Me pergunto o que será que passa pela cabeça de uma pessoa pra fazer coisas como essas? Problemas psicológicos, drogas? Talvez, mas é certo que, na minha opinião, não há desculpa, argumento que me faça aceitar esse tipo de atitude, pois sempre há um caminho melhor, uma alternativa. Se não quer ter filhos que faça a prevenção, existem vários métodos contraceptivos a disposição - pode não ser fácil conseguir, sei, mas é preciso buscar informação, ir nos postos de saúde, exigir nossos direitos, o programa de planejamento familiar do governo pode não ser a 8ª maravilha do mundo, pode não ser 100%, mas existe. Se engravidou e não vai ter, realmente, como dar condições pra criança viver adequadamente então dê pra adoção, mas jamais a jogue fora como se fosse uma coisa qualquer, é desumano demais, nem os animais fazem isso.
Sei que o assunto é polêmico, há muitas variáveis envolvidas e o mais fácil é ficar discutindo em vez de fazer alguma coisa. Só espero que Deus perdoe essas pessoas, pois eu sou humana e não consigo aceitar esse tipo de atitude.
Mas vamos alegrar um pouco isso aqui. A notícia é requentada, mas é boa. O time da minha cidade natal - o rubro negro Sapucaiense - conquistou no sábado passado o título da segunda divisão do futebol gaúcho e garantiu vaga na primeira divisão pra 2008, vai disputar ao lado de Inter e Grêmio. Parabéns ao time e é bom ver ao menos uma boa notícia sobre a cidade nos jornais - chega de corrupção, funcionários fantasmas na Câmara e violência.
Espero que todos tenham um bom final de semana.
Até Mais!!!

setembro 28, 2007

Um Pouco de Humor

Um pouco de humor pré final de semana. Este texto li no blog da Lu K já há algum tempo e foi divertido e hoje resolvi postar por aqui. Pra quem gosta dos Simpsons - e pra quem não gosta também - espero que se divirtam.
Respostas estilo Homer...

1 - Quando te vêem deitado, de olhos fechados, na sua cama, com a luz apagada e te perguntam:
- Você tá dormindo?
- Não, tô treinando pra morrer!

2 - Quando a gente leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico pergunta:
- Tá com defeito ?
- Não é que ele estava cansado de ficar em casa e eu o trouxe para passear.

3 - Quando está chovendo e percebem que você vai encarar a chuva, perguntam:
- Vai sair nessa chuva?
- Não, vou sair na próxima.

4 - Quando você acaba de levantar, aí vem um idiota (sempre) e pergunta:
- Acordou?
- Não. Sou sonâmbulo!

5 - Seu amigo liga para sua casa e pergunta:
- Onde você está ?
- No Pólo Norte! Um furacão levou a minha casa pra lá!

6 - Você acaba de tomar banho e alguém pergunta:
- Você tomou banho ?
- Não, mergulhei no vaso sanitário!

7 - Você tá na frente do elevador da garagem do seu prédio e chega um que pergunta:
- Vai subir??
- Não, não, tô esperando meu apartamento descer pra me pegar.

8 - O homem chega na casa da namorada com um enorme buque de flores. Até que ela diz:
- Flores?
- Não! São cenouras.

9 - Você está no banheiro quando alguém bate na porta e pergunta:
- Tem gente?
- Não! É a merda que está falando!

10 - Você chega no banco com um cheque e pede pra trocar:
- Em dinheiro??
- Não, me dá tudo em clips!
Bom Final de Semana.
PS.: É hoje! Afinal, quem matou a Taís?
Até Mais!!!

setembro 21, 2007

Dia da Árvore

DIA DA ÁRVORE
21 de Setembro

"Árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.

Sob o aspecto econômico, valiosos produtos obtemos da árvore: madeira para as construções e o mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores e muitos outros.

Sob o aspecto ecológico, dela recebemos incontáveis benefícios: a proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida, e muito mais.

Por tudo isso, é da maior importância a conscientização e a contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que se desenvolva. "
E aí pessoal que tal plantar uma árvore hoje?


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Bom final de semana a todos.
Até Mais!!!

setembro 13, 2007

Que País é Este?

Que País é Este - Legião Urbana
Composição: Renato Russo

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No amazonas, no araguaia iá, iá,
Na baixada fluminense
Mato grosso, Minas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte o meu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papéis e documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

A música "Que País É Este" foi escrita em 1978, na época em que Renato Russo ainda fazia parte do Aborto Elétrico. (E é atual até hoje - 2007)

(Fontes: Wikipédia e Cifraclub)

Não preciso falar mais nada, não é ?


Até Mais!!!


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

setembro 06, 2007

Semana Longa

Pois é, hoje é véspera de feriado e ainda bem que essa semana é mais curta, pois não foi fácil. Também sou mais uma vítima da TPM e parece que as coisas acontecem todas ao mesmo tempo, não é? Ainda não saiu o resultado da prova que fiz, portanto qualquer palpite seria muito subjetivo até porque o meu resultado leva em consideração o resultado dos outros concorrentes, e agora, após os últimos acontecimentos, também nem sei bem o que ando querendo. Mas sobre isso talvez fale algum dia, mas não agora, pois não diz respeito só a mim.
Mudando de assunto: hoje presenciei uma cena que me fez pensar o seguinte: quando se coloca um sistema de segurança é pra ter segurança, não é? E o responsável pela organização deve ter concordado com a instalação do sistema. Então, ele não deveria dar o exemplo e usar sem reclamar? Por que achar que só por que é quem é deveria ser tratado diferente? Coisas da vida.
Lembrando: amanhã se comemora a Independência do Brasil, que tal pensarmos um pouco na independência dos brasileiros? Que sejamos independentes da corrupção. É triste ver que a sujeira está toda estampada nos noticiários e nada de efetivo é feito contra tudo o que está acontecendo, vamos ao menos não esquecer, pois ano que vem é ano de eleição.
Emfim, aproveitem o que puderem - cansem, descansem, divirtam-se e cuidem-se por aí, não vão fazer besteira.
Até Mais!!! (Espero que com um humor melhor do que o de hoje.)

agosto 31, 2007

Quero Torcida

Mais uma sexta-feira, mais um final de mês e agora só (ou ainda) faltam quatro meses até o ano de 2007 encerrar. E passa voando. A gente trabalha tanto, se preocupa tanto, quer fazer mil coisas que acaba não vendo o tempo passar e sabemos que nessa correria toda acabamos por perder algumas coisas, não dá pra fazer tudo, não é?
Planos tenho aos montes só falta colocá-los em prática, mas estou providenciando, nem que seja um ou outro, o negócio é fazer alguma coisa e não só ficar pensando. Por isso, torçam por mim no fim de semana. Vou fazer uma prova, espero sair bem e ter um 2008 diferente. Mais detalhes em breve.
Pensamento para o fim de semana:
"Melhor do que começar é recomeçar. Pior do que fracassar é desistir."
(Orácio Eça Santos) Fonte: Minuto de Sabedoria
Até Mais!!!

agosto 24, 2007

Enfim, o fim de semana!

Depois de uma semana de trabalho nada melhor que um descanso, não é mesmo? Então vamos aproveitar, pois o tempo para o descanso é sempre menor do que o tempo que precisamos pra descansar.
Essa é pra todas as mulheres...
"Existem mulheres que lutam 1 dia - estas são boas.
Existem mulheres que lutam 1 mês - estas são ótimas.
Existem mulheres que lutam 1 ano - estas são importantes.
Existem mulheres que lutam a vida inteira - estas são insuperáveis."
Um ótimo final de semana a todos.
Até Mais!!!

agosto 23, 2007

Você é Ético?

Essa eu acabei de ver no site do Pop e não resisti, tive que postar.
"É um teste para sua auto-avaliação. (O teste é curto e rápido).
Responda a pergunta final com sinceridade e então poderá auto-avaliar sua moral.
Trata-se de uma situação imaginária. Você deve decidir sobre uma atitude a ser tomada baseada em duas alternativas possíveis.
SITUAÇÃO IMAGINÁRIA: você está em São Paulo, em meio aos terríveis momentos de enchentes que normalmente ocorrem na cidade em épocas de chuvas mais intensas.
Você é um repórter fotográfico que trabalha para a CNN e está desesperado em meio ao caos: (pessoas pedindo socorro, carros sendo arrastados pela correnteza) e 'tirando as fotos mais impactantes'.
A água cobre a principal via de trânsito e envolve pessoas e veículos.
De repente, em meio ao caos, você vê num jipe: o Lula, o José Dirceu, o Delúbio, o Roberto Jeferson, o Fernandinho Beira-Mar e o Garotinho.
Eles lutam, desesperadamente, para não serem arrastados pela correnteza, que segue direta para um enorme buraco que a tudo engole, entre lama, lixos, pedras.
Eles estão sendo arrastados inexoravelmente e você tem a oportunidade única de resgatá-los. Mas tem também a oportunidade única de tirar uma fotografia jornalística, seguramente ganhadora do Prêmio Puzlitzer, que te faria famoso no mundo inteiro, ao mostrar o flagrante inédito da morte de tão famosos políticos.
Não dá para titubear e nem fazer as duas coisas: salvar e fotografar.
PERGUNTA: Baseado em seus princípios éticos, religiosos e morais, na fraternidade e solidariedade humanas, que devem ser o forte das pessoas generosas, responda sinceramente:
"VOCÊ FARIA A FOTO EM PRETO E BRANCO OU COLORIDA?"
No atual momento que estamos vivendo entre mensalões, crise aérea, bois de ouro só com piada pra sair da cama todo dia e ir trabalhar, pagar impostos, viajar de avião...
Primeiro pensei em P&B pra dar um ar dramático a situação, mas acho que colorida seria mais a cara de felicidade do povo brasileiro se conseguíssemos limpar o país desse tipo de pessoa (que sonho!). E vocês, preto e branco ou colorida?
Até Mais!!!

agosto 17, 2007

Hora de Descansar

Mensagem pra quem trabalha demais:

Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, em casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo. (Gurdjieff). / Minuto de sabedoria.
Bom final de semana a todos e lembrem-se...
Ninguém é insubstituível, por melhor que seja, então, na hora de descansar vamos descansar, nada de levar trabalho pra casa, hein? Vamos curtir o que se tem enquanto se tem, ok?
Até Mais!!!



BlogBlogs.Com.Br

agosto 15, 2007

Trabalho e Vocação

Deixo esta mensagem pra vocês refletirem, ok?

Faça do seu trabalho uma vocação. Se você encara seu trabalho apenas como um emprego, então ele se torna uma carga que não traz realização ou crescimento. Mas se você o vê como o exercício de uma vocação, ele deixa de ser um sacrifício. Transforma-se numa expressão sua, uma parte importante de sua vida. (Thakar, 1995).
Realmente é muito ruim trabalhar em algo que não se gosta, não traz felicidade, só estressa e não tem dinheiro que pague a perda da saúde, não é? Por isso acho cruel que os jovens sejam pressionados a escolher uma profissão aos 16, 17 anos. É muito cedo, eles ainda não têm maturidade e acabam ou pulando de curso em curso, ou fazendo a faculdade que os outros querem. Acho lamentável.
E vocês, o que acham sobre essa questão de trabalho e vocação? Não se acanhem, deixem seus comentários, ok?
Até Mais!!!

agosto 13, 2007

E o Domingo voou...

Pois é, passou tão rápido que esqueci que tinha planejado fazer uma postagem referente ao Dia dos Pais. Recebi um texto bem legal e agora vai ficar pro ano que vem. Mas, mesmo que atrasada, deixo minha mensagem a todos os pais - afinal, todo dia é o dia dos pais, das mães, das crianças, ...
Curtam seus filhos o quanto puderem, pois a vida passa rápida demais.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

agosto 07, 2007

Blogagem Coletiva: Amamentação

Hoje se encerra a SMAM - Semana Mundial da Amamentação e como falei no post anterior estou participando da blogagem coletiva sobre o assunto. Portanto, hoje publico outra matéria veiculada no site do Ministério da saúde.

Aleitamento materno: advertência obrigatória em mamadeiras - 03/08/2007

A partir de julho deste ano, fabricantes, importadores e distribuidores de bicos, chupetas e mamadeiras devem adequar às regras de rotulagem da Lei 11.265/2006, como a proibição de uso de imagens de crianças ou ilustrações humanizadas, utilização de frases que provoquem dúvidas quanto à capacidade de amamentação materna e uso de expressões que identifiquem o produto como apropriado para o uso infantil.
Desde 2002, as propagandas comerciais e publicitárias de bicos, chupetas e mamadeiras estão proibidas, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esse impedimento foi reafirmado pela Lei 11.265/2006.
A legislação também estabelece que os rótulos desses produtos deverão exibir a mensagem: "O Ministério da Saúde adverte: A criança que mama no peito não necessita de mamadeira, bico ou chupeta. O uso de mamadeira, bico ou chupeta prejudica o aleitamento materno".
"A publicação da Lei 11.265/2006 representa um avanço na promoção do aleitamento materno", avalia a gerente-geral de Alimentos da Anvisa, Denise Resende. "Essa legislação reforça a prioridade e a superioridade do leite materno, como também informa ao consumidor que a indicação de uso de qualquer substituto do leite humano deve ser feita por orientação profissional”, completa a gerente. Nesta semana, o Ministério da Saúde lançou a campanha "Amamentação na primeira hora, proteção sem demora". A iniciativa abriu a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que ocorre até a próxima terça-feira (7). A finalidade é informar sobre a importância da amamentação na primeira hora de vida tanto para a mãe quanto para o bebê.
O estudante brasiliense Gabriel Guimarães, 13 anos, já não reclama mais do tempo de espera na sala do dentista. Desde os nove anos, Gabriel usa aparelhos ortodônticos para o tratamento dos dentes oclusos (que ainda não nasceram), além da mordida cruzada. "Explicaram que esses problemas podem estar relacionados à mamadeira, que usei até os sete anos", relata.
A mãe de Gabriel, a professora Maria Carolyna Guimarães, 36 anos, confirma que o filho utilizou chupeta e mamadeira durante a infância, mas garante que não repetiu a atitude com o filho caçula, que amamentou no peito por um ano. "O irmão dele nunca passou perto de bicos de borracha", assegura. De acordo com Maria Carolyna, as facilidades divulgadas por propagandas e a tradição familiar influenciaram no uso dos produtos. "Felizmente, agora, não existem comerciais desse tipo", acentua.
Propaganda
Em 2006, a Anvisa analisou 222 rótulos de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância, como leites em pó e "sopinhas". Foram avaliadas 117 marcas distintas de 64 fabricantes. 72% delas estavam em desacordo com as regras de rotulagem geral/nutricional e 53% contrariavam a RDC 222/2002.
Conforme a legislação, quem descumpre as regras relativas à rotulagem de produtos e alimentos para crianças estará sujeito a penalidades por infração sanitária, como advertência, suspensão de venda e multa de até R$ 1,5 milhão.
"Pela própria natureza, a propaganda influencia ao consumo. A lei 11.265/2006 funciona como mais uma estratégia para obtenção de resultados qualitativos na saúde das crianças de hoje, que serão os adultos de amanhã", afirma a gerente de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda da Anvisa, Maria José Delgado.
Os fabricantes, importadores e distribuidores de alimentos para lactentes (de 0 a 12 meses) e crianças de primeira infância (de 1 a 3 anos de idade) também devem cumprir regras semelhantes à RDC 222. Neste caso, no entanto, o prazo para adequação da rotulagem terminou em janeiro deste ano.
A partir disso, produtos como leite em pó para lactentes e "papinhas" que não trouxerem a advertência determinada na embalagem estão irregulares. Por isso, devem ser retirados do mercado pelas vigilâncias sanitárias, procons ou polícia civil especializada na proteção à criança e ao adolescente.
Legislação
O promotor público e consultor da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Ibfan), Libânio Alves Rodrigues, afirma que as leis brasileiras relacionadas à alimentação de lactentes seguem o que está previsto no Código Internacional para o Mercado de Substitutos do Leite.
O texto, adotado por 30 países, incentiva que o aleitamento materno seja a fonte exclusiva de alimento do bebê nos primeiros seis meses de vida. "O Brasil está muito à frente dos Estados Unidos, por exemplo, que nem sequer são signatários do código. Nós temos uma legislação avançada, que inclusive já está servindo de referência para os países africanos de língua portuguesa", conta.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estima que o aleitamento materno exclusivo e até o sexto mês de vida pode evitar, por ano, 1,3 milhão de mortes de crianças com menos de 5 anos em todo o mundo.
Malefícios
O uso de bicos de borracha pode acarretar diversos prejuízos para a saúde durante a infância e também na fase adulta. O alerta é da fonoaudióloga Evandra Pedroso. De acordo com ela, a sucção da chupeta, por exemplo, pode causar desde perda de peso até problemas de desenvolvimento da face.
"Quando o bebê chupa chupeta, pode ter a sensação de que está com a barriga cheia devido à produção de maior quantidade de saliva. Isso ocasiona a diminuição da mamada e conseqüente perda de peso", explica.
De acordo com a fonoaudióloga, a chupeta também pode causar problemas para o desenvolvimento da face, boca, dentes e língua. "O bico faz com que a língua fique numa posição errada, no assoalho da boca, e se exercite de forma incorreta. A conseqüência é a hipotonia, que são músculos flácidos, moles e com pouca força", afirma.
Já no caso da mamadeira, Pedroso enumera outros possíveis danos a saúde. "O bebê engole mais ar e pode ter cólicas e gases, por causa do vedamento incorreto dos lábios no bico da mamadeira. Também pode ter mais chances de contrair infecções devido a problemas de esterilização da mamadeira, que muitas vezes não é adequada para a eliminação de germes e bactérias", revela.
Agência Saúde
Mais informações
Assessoria de Imprensa da Anvisa
Tel.: (61) 3448-1299/3448-1301
Eu fui uma criança que não me apeguei a bicos e chupetas, meu único vício foi mesmo a mamadeira e talvez por isso lá fui eu para o ortodontista tentar consertar o estrago. Agora me digam: pra que dar chupeta pra um bebê? Eles passam a maior parte do tempo ou dormindo ou mamando. E pior que isso é dar bico com açúcar ou mel. Além dos prejuízos do bico ainda estimulam as crianças ao mau hábito da compensação, de "dourar a pílula", se é ruim coloca um melzinho que melhora. Acho isso um absurdo.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

agosto 06, 2007

Voltando...

A verdade é que não morri, não, apenas dei uma sumida básica. A vida tem dessas coisas, às vezes precisamos dar um tempo - por escolha nossa ou por escolha das várias coisas a fazer, quando então temos que priorizar algumas em detrimento de outras (não necessariamente por escala de importância).
Enfim, estou voltando devagarinho e resolvi começar por algo que ainda não fiz: participar de uma blogagem coletiva organizada pela Denise Arcoverde. Assunto: Amamentação. Então, os posts até amanhã (quando termina a SMAM - Semana Mundial da Amamentação) serão sobre o assunto, ok?
Pra começar vou postar uma matéria retirada do site do Ministério da Saúde.

Amamentação na primeira hora de vida pode salvar sete mil bebês a cada ano - 01/08/2007

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou hoje a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) no Brasil. O tema da campanha deste ano tem o objetivo de estimular o aleitamento materno na primeira hora de vida do bebê. Segundo o ministro, a ação no Brasil pode salvar a vida de aproximadamente sete mil bebês a cada ano.
"O primeiro leite que vem é o colostro, rico em anticorpos. Estatísticas apontam que cerca de sete mil mortes de bebês até o primeiro ano de vida no Brasil poderiam ser evitadas com a amamentação na primeira hora após o parto. Mas essa ação deve começar desde o pré-natal. Conversar com o médico, envolver seu marido, seu companheiro nessa discussão. É todo um processo de preparação para um momento tão importante", afirmou o ministro.
Segundo a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba), que definiu o tema da campanha, a cada 10,9 milhões de óbitos de crianças menores de cinco anos, quatro milhões de bebês morrem no primeiro mês, e é possível salvar um milhão destas vidas, amamentando na primeira hora de nascimento. No Brasil, cerca de 27 mil recém-nascidos morrem todos os anos antes de completar um mês.
A proposta da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba) é chamar a atenção para a importância da amamentação na primeira hora de vida tanto para a mãe quanto para o bebê, uma vez que o aleitamento materno chega a salvar vidas, além de proteger mais o bebê contra doenças; ajudar a mulher a ter leite mais rapidamente, e auxiliar nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.
"É necessário que a sociedade cobre melhores condições de vida e melhores condições de trabalho para todos. Assim a mãe pode aleitar no seio, calma, tranqüila, compartilhando esse momento fundamental para o bebê e a mulher", disse Temporão.
O leite materno é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento, razão pela qual não deve ser substituído. A amamentação também garante ao bebê proteção contra infecções, alergias e outras doenças e, à mãe, menos chances de desenvolver câncer de mama, diabetes e anemia pela diminuição do sangramento pós-parto. O ato de amamentar ainda contribui para que a mãe perca mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez, bem como o ato de sugar é importante para o desenvolvimento da face, da dentição e da fala da criança e para a sua respiração. E, além de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.
Bancos de leite
Atualmente, o Brasil dispõe de 197 unidades em todos os estados e no Distrito Federal, sendo 183 bancos de leite e 14 postos de coleta. No ano de 2006, foram coletados 112.625 litros de leite humano, doados por 90.175 mães e distribuídos a 131.613 bebês.
Mais informações
Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde
Tel: (61) 3315-2509 / 3315-3580
Plantão: (61) 9962-3752
Não sou mãe, não sei se serei algum dia, mas a única coisa certa é que, pra mim, não dá pra separar maternidade de amamentação. Você gera uma vida, carrega e alimenta durante todo o período de gestação, não consigo ver a "lógica" de dar uma mamadeira depois que nasce, não tem sentido. Se é algo que só traz benefícios, porque se privar?
Pra quem se interessou aí vai alguns sites sobre o assunto:

junho 12, 2007

Feliz Dia dos Namorados!!!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket Origem do Dia dos Namorados

Existem diferentes versões sobre a origem do dia dos namorados.É bem provável que a festa dos namorados tenha sua origem em um festejo romano: a Lupercália. Em Roma, lobos vagavam próximos às casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.
O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentine’s Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimônio e continuou a promover casamentos. Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou sua visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro.
O feriado romântico ou o dia dos namorados judaico: desde tempos bíblicos, o 15º dia do mês hebreu de Av tem sido celebrado como o Feriado do Amor e do Afeto. Em Israel, tornou-se o feriado das flores, porque neste dia é costume dar flores de presente a quem se ama. Previamente, era permitido às pessoas só se casar com pessoas da sua própria tribo. De certo modo, era um pouco semelhante ao velho sistema de castas na Índia. O 15 de Av se tornou o Feriado de Amor, um feriado judeu reconhecido durante os dias do Segundo Templo. Em tempos bíblicos, o Feriado do Amor era celebrado com tochas e fogueiras. Hoje em dia, em Israel, é costume enviar flores a quem se ama ou para os parentes mais íntimos. A significação e a importância do feriado aumentaram em anos recentes. Canções românticas são tocadas no rádio e festas 'Feriado do Amor' são celebrados à noite, em todo o país. (Jane Bichmacher de Glasman, autora do livro "À Luz da Menorá").
No Brasil, a gênese da data é menos romântica. Alguns a atribuem a uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1948. Outros dizem que o Dia dos Namorados foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor". A intenção de Dória era criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados realizado nos Estados Unidos. É provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época em que o comércio de presentes não fica tão intenso. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra versão reverencia a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Adaptação: Lilian Russo(Fontes: Revista Época, edição 160/2001; IBGE Teen e Revista Eletrônica Rio Total)
Fonte: www.mensagensepoemas.com.br
Que todos tenhamos um ótimo Dia dos Namorados!
Até Mais!!!


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

junho 01, 2007

Gaúcho é Gaúcho

Vi este texto no blog da Lu k e não resisti, tive que postar aqui também.

Gaúchos do Rio Grande

- Não existe lugar nem hora inconveniente para andar com uma cuia...
- Se é colorado, é anti-gremista.
- Se é gremista, é anti-colorado.
- Não dá a mínima para o 7 de setembro e sim para o 20 de setembro.
- Canta de cor todo o Hino Rio-Grandense no 20 de setembro.
- Tem a bandeira no RS colada na traseira do carro.
- Teve algum parente na Revolução de 30.
- Odeia a poluição de São Paulo, mas adora a de Buenos Aires.
- De Getúlio a Médici, todos grandes presidentes . Por quê? Eram gaúchos.
- Deus enviou o seu Messias ao Rio Grande do Sul . Nome? Leonel Brizola.
- Se acha provinciano, e se orgulha disso.
- Harvard? Oxford? Cambridge? Yale? Princeton? Sorbonne? Que nada, universidade é a Ufrgs (se pronuncia URGUIS), chamada de 'a federal'.
- Quando neva em Gramado, faz de conta que já sentiu frio bem pior.
- Tomar um 'Balaço' é embriagar-se.
- Reza pra encontrar alguém do Casseta & Planeta e encher de porrada!
- Acha que a melhor cerveja do mundo é a Polar.
- Não tem a mínima idéia do motivo que pão francês é 'cacetinho'.
- Não perde uma oportunidade de trazer contrabando de Rivera.
- Ou é PT ou é anti PT e não tem meio termo.
- Adora chamar os outros de 'fiá-da-puta' cujo plural é 'fiá-das-puta'.
- Acha a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul melhor que a de Munique.
- Não tem carro, tem 'auto'.
- Sempre leva um baralho de cartas pra praia, pra um 'carteado com dia de chuva'.
- Acha a Cidade Baixa um espécie de 'SoHo' nova-iorquino dentro de Porto Alegre.
- Acha o Moinhos de Vento parecido com a Recoleta ou Palermo.
- Sempre foi apaixonado pelas 'gurias do Anchieta'. As Anchietanas.
- Já conheceu uma namorada (ou quase) no Dado Bier.
- Gosta de dias de sol no inverno, pra 'lagartear' (e comer a tal de 'bergamota').
- Chama o Metrô de 'Trensurb'.
- Chama arquibancada de 'Geral'.
- Chama 'Geral' de 'Coréia'.
- Chama massa de ar polar de 'minuano'.
- É sócio, ou já foi, do Grêmio Náutico União ou da Sogipa.
- Sempre quis ser sócio do Leopoldina Juvenil.
- Tem fixação por 'produtos coloniais'.
- Espera o ano todo pela Feira do Livro.
- Acha que as gaúchas são as mulheres mais bonitas do Brasil (e são mesmo!!!).

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

maio 29, 2007

Que Friooooo!!!

Hoje foi o dia mais frio do ano, ou melhor, dos últimos 20 anos. É, não faz tanto frio assim no mês de maio desde 1987. Segue matéria publicada no site CLICRBS:
Clima 29/05/2007 16h23min
RS enfrenta o maior frio no mês de maio em 20 anos.
Em 1987, mínima de -6,2ºC foi registrada em Cambará do Sul

O frio desta terça-feira no Rio Grande do Sul segue batendo recordes. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima de -4,5ºC registrada em São José dos Ausentes só não é menor para o mês de maio que a registrada em maio de 1987 em Cambará do Sul: -6,2ºC.
Trata-se portanto do maior frio dos últimos 20 anos para o mês de maio, e não dos últimos 14 anos, como havíamos divulgado anteriormente. O frio foi intenso em todas as regiões do Estado. Em Porto Alegre, a temperatura mínima foi de 3,4ºC, mas as fortes rajadas de vento deixaram a sensação térmica perto dos -8ºC.
Na serra catarinense, o município de São Joaquim teve -5ºC. É a marca mais baixa desde o início da estação do Inmet no local. Só há registro de frio maior que esse na década de 1960.
Pra esquentar hoje só com muita roupa, manta, touca, casacão, chocolate quente ou quentão.
Até Mais!!!

maio 23, 2007

Somos Únicos

O Guerreiro e o Mestre

Certo dia, um guerreiro muito orgulhoso, veio ver seu Mestre.Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre, sua beleza e o encanto daquele momento, o guerreiro sentiu-se repentinamente inferior.
Ele então disse ao Mestre:
- Porque estou me sentindo inferior? Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior e jamais me sentira assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Porque estou me sentindo assustado agora?
O mestre falou:
- Espere. Quando todos tiverem partido, responderei.
Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre, e o guerreiro estava ficando mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o guerreiro perguntou novamente:
- Agora você pode me responder porque me sinto inferior?
O Mestre o levou para fora. Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente surgindo no horizonte.
Ele disse:
- Olhe para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela durante anos e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior: "porque me sinto inferior diante de você?" Esta árvore é pequena e aquela é grande – este é o fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso.
O guerreiro então argumentou:
- Isto se dá porque elas não podem se comparar.
E o Mestre replicou:
- Então não precisa me perguntar. Você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, você é você mesmo, Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. Simplesmente olhe à sua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

maio 11, 2007

Dia das Mães

Domingo se comemora o Dia das Mães, momento propício pra dizer o quanto a amamos e fazer todas as reverências possíveis a quem só pensa no nosso bem-estar e felicidade.
Mãe só tem uma, é igual em qualquer lugar e tudo o que faz é pensando no nosso bem. Caso você aí ainda não tenha dito a ela o quanto a ama, não perca essa oportunidade, ok?
Manhêêê, Te Amo, Viu?
Origem do Dia das Mães
O Dia das Mães tem a sua origem no princípio do século, quando uma jovem americana, Annie Jerwis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.
No Brasil, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

maio 07, 2007

Cuide das Pedras Grandes

Olá pessoal,
Tenho andado sumida, sei, mas tenho meus motivos. Como falei no post anterior, estou em fase de mudanças e como dá trabalho mudar de casa, hein? Como a gente junta coisas pela vida e tem horas como essa que temos que fazer um inventário e ver o que realmente é importante e o que não é.
Também estou refletindo sobre a vida, sobre o que ando fazendo - ou não fazendo - e sobre o que gostaria de fazer. E nessas muitas pesquisas na internet encontrei o texto que reproduzo a seguir que achei bem interessante. É pra pensarmos sobre essa vida louca que vivemos com tanto a fazer e com tão pouco tempo.
"Uma vez um mestre fez uma experiência com seus alunos. Pegou um vaso e encheu-o com pedras grandes. Depois, ergueu o vaso e perguntou aos alunos:
- O vaso está cheio?
A turma se dividiu, com alguns dizendo que sim e outros que não. O mestre então, pegou algumas pedras pequenas e colocou-as no vaso. As pedras pequenas se encaixaram entre as grandes, e o mestre ergueu o vaso, novamente, perguntando:
- O vaso está cheio?
Desta vez a maioria da turma respondeu que sim. O mestre, então, pegou um saco de areia e despejou dentro do vaso. Depois, repetiu a pergunta.
A grande maioria respondeu que sim. O mestre, então, pegou uma jarra de água, derramou no vaso, e perguntou:
- O vaso está cheio? A turma finalmente chegou a um consenso. Todos responderam que sim. Então o mestre falou:
- Este vaso é como a nossa vida. Se eu tivesse colocado as pedras pequenas, a areia ou a água primeiro, não haveria espaço para as pedras grandes. As pedras grandes na nossa vida são a família, os amigos, trabalho, lazer e saúde e é fundamental que não descuidemos delas. Não podemos perder muito tempo com coisas sem importância (as pedras pequenas), pois corremos o risco de não haver espaço para as coisas que realmente são importantes.

Para mim, foi vital entender que a carreira é importante sim, principalmente em tempos de alta rotatividade e de busca por profissionais cada vez mais qualificados. Mas ela não é tudo. Uma carreira de sucesso é sustentada por muitos pilares e, sem dúvida, família, lazer, amigos e saúde física e mental são alguns dos que têm maior importância.
Reservar um tempo para a família, programar horas de lazer ou de bate-papo com os amigos e realizar atividades físicas não podem, de maneira alguma, ser consideradas atividades que nos "roubam tempo". Às vezes, é importante uma simples parada para não fazer nada e refletir sobre a vida. A partir do momento em que conseguimos equilibrar esses aspectos, passamos a ver as coisas com mais clareza e a produzir mais e melhor. ( http://www.juliobattisti.com.br)"
Até Mais!!!
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

abril 25, 2007

Dia da Contabilidade

Olá pessoal, voltei das merecidas férias. Foram poucos dias, mas pra quem estava precisando um tempo do trabalho já valeu. Estou vivendo um período de mudanças, mas sobre isso falo em outra oportunidade, ainda é cedo. Hoje o post é em homenagem a todos nós que fazemos da contabilidade profissão, por isso transcrevo o texto abaixo que recebi:
"25 de abril, dia da contabilidade

Talvez você não saiba, mas no dia 25 de abril comemora-se o Dia da Contabilidade. Nesse dia, nasceu o Senador João Lyra Tavares, patrono da contabilidade no Brasil, e a lembrança da data é uma forma de prestar uma homenagem a esse homem que, no Congresso Nacional, defendeu a regulamentação da profissão contábil. A regulamentação ocorreu através do Decreto nº 20.158, de 30.06.1931, que organizou o ensino comercial no Brasil.

25 de abril não é o dia do contador, profissional graduado em Ciências Contábeis, cujo dia é celebrado em 22 de setembro. Também não é o dia do técnico em contabilidade, profissional formado pelas escolas profissionalizantes de nível médio, cujo dia é o 20 de novembro. No dia 25 de abril, comemora-se o Dia da CONTABILIDADE. Os contadores e os técnicos em contabilidade, profissionais que atuam nesse campo, devem sentir-se orgulhosos nesse dia. É a contabilidade, através de suas técnicas de registro, que possibilita que as pessoas jurídicas conheçam e divulguem sua situação econômica, financeira e patrimonial, possibilitando que o mundo dos negócios seja operado. É através da contabilidade que se apuram custos, despesas, receitas, ativo, passivo, PIB, arrecadação de impostos, salários, contribuições, etc. Além disso, é a contabilidade que apura lucros ou prejuízos, o que fornece subsídios para que as empresas prosperem com segurança. Quando há problemas, é a contabilidade que acena para as soluções.

Por isso é que se diz que a contabilidade é uma profissão de interesse social. A pessoa jurídica não pertence aos seus donos, mas ao meio onde está instalada, ou seja, à sociedade. Porque é a pessoa jurídica que gera emprego, que gera tributos, que arrecada e aplica recursos, que produz. É a pessoa jurídica que faz o Município, o Estado e o País terem vida. Imaginem o que seria do País se os seus governantes não tivessem acesso às informações das pessoas que produzem riquezas. E é pela contabilidade que o governo mapeia a economia para saber em que setor há mais ou menos produção, onde cresceu e produziu mais ou menos, que região precisa desse ou daquele incentivo. Nesse contexto, a contabilidade é a guardiã da riqueza nacional.

Agora, imaginem o que seria dos concedentes de crédito ou dos investidores sem as informações contábeis. Como fariam para medir os riscos assumidos pelo fornecimento de bens, serviços ou dinheiro? Como saberiam onde aplicar seus recursos para obter rentabilidade?

Até agora apenas falamos na função técnica da contabilidade, que pode ser exercida tanto pelo técnico como pelo contador. Não entramos no mérito da função acadêmica, que só pertence ao contador, o qual lança mão dos conhecimentos adquiridos nos bancos acadêmicos para detectar os problemas das pessoas jurídicas e recomendar as soluções.

É por isso que se diz que a contabilidade é a fiel companheira dos negócios. Ela registra o patrimônio, ausculta o movimento, descreve o giro, grava as transformações e evidencia os resultados, previne os riscos, acautela prejuízos, estimula a expansão, evita a imprudência, impede a imprecisão, revela confidências, pune o ilícito, exalta a lisura, evidencia a ganância, aconselha no presente e orienta para o futuro. Por isso, ela é ignorada, temida e evitada pelos desonestos e pelos incompetentes, pois a contabilidade pode, a qualquer momento, apontar as falhas, os erros ou os crimes praticados contra a sociedade. Assim, se há problemas, a contabilidade acusa, e, imediatamente, busca-se a solução.

Contudo, a contabilidade ainda não é devidamente reconhecida como uma profissão necessária para a proteção da sociedade, isso por que uma minoria muito pequena de profissionais de outras áreas, tais como economistas, administradores, advogados, engenheiros, que são também técnicos em contabilidade, querem fazer-se passar por “contadores”, usando o termo “contabilista” em substituição à “contabilidade” (registramos ainda aqui que esses termos são sinônimos, por se referirem a campo de atividade), para confundir a sociedade, que fica assim sem saber “quem é quem” dentro da área. Com isso, todos saem perdendo, e a sociedade inclusive, que fica desprotegida, acabando por nivelar contador e técnico como se atuassem indistintamente, e não complementarmente.

Apesar disso, é com muito orgulho que os contadores e técnicos em contabilidade devem comemorar, no dia 25 de abril, o dia da contabilidade.

Salézio Dagostim, Contador – Presidente do Sindicato dos Contadores do RS"


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket