agosto 20, 2008

Sapucaia do Sul em Festa

Pois é, Sapucaia do Sul, minha cidade natal, faz aniversário hoje: 47 anos de emancipação. E pra marcar essa data vou colocar umas informações que tirei da wikipédia sobre a cidade.
"História

Sapucaia do Sul surgiu a partir da colonização de portugueses. Era um distrito do município de São Leopoldo até emancipar-se e conquistar vida administrativa própria, o que ocorreu em 14 de novembro de 1961, sancionada a lei de nº4.203, pelo então governador do estado do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola. No entanto o feriado municipal, e a comemoração se da dia 20 de agosto, dia da vitória por diferença de 750 votos do plebicito - 1921 a favor / 1171 contra.

O município possui zona rural e zona urbana. Com a construção dos trilhos e muros para o Trensurb na década de 1980, Sapucaia do Sul passou a estar dividida, a grosso modo, em duas, o lado oeste e o lado leste dos trilhos do trem. As empresas de comércio e serviços do lado oeste viram a separação da cidade em duas prejudicar-lhes o mister e tiveram que mudar para o lado do Calçadão da cidade ou então fechar as portas.

Com a construção da passagem subterrânea ligando as Avenidas Rubén Berta com João Pereira da Vargas, no centro da cidade, os dois lados passaram a experimentar um progresso mais equitativo.

A árvore figueira é um dos símbolos da cidade.

Ponto turísticos

Os principais pontos turísticos de Sapucaia do Sul são:

Parque Zoológico do Rio Grande do Sul, uma das Unidades de Conservação da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul;
Morro de Sapucaia (conhecido como Morro do Chapéu);
Morro das Cabras, em área rural de beleza ímpar e atraente;
Estação Ecológica do Pesqueiro, às margens do rio dos Sinos;

Outras belezas ainda fechadas e não abertas à visitação pública:

Queda D'Água dos Freitas, na divisa de Sapucaia com Gravataí, uma belíssima queda d'água de cerca de trinta metros de altura;
Alambique dos Cassel, preciosidade erguida em 1914, hoje desativado;

A área rural do município é adequada para a prática de esportes radicais, tais como escalada e rapel, mas também é dada ao trekking (o esporte da caminhada) e principalmente ao camping selvagem em contato íntimo com a natureza. Atividades ciclísticas podem ser desenvolvidas, pois além da bela paisagem, muitas estradas favorecem a esta prática.

Vida cultural

Os principais atrativos culturais da cidade são:

Guianuba da Canção Nativa, um festival anual que ocorre sempre no mês de agosto, mês das comemorações do aniversário de emancipação da cidade;
Mi Maior de Gavetão, festival de trovadores tradicionalistas que, anualmente, resgatam o melhor do repente gaudério;
Rodeios e provas de laço na zona rural;
Natal Luz, este evento ocorre
na época do Natal a Praça General Freitas é totalmente revitalizada com motivos natalinos, todos os dias são feitas apresentações na praça que conta ainda com uma feira de artesanatos. Este acontecimento cultural atrai muitos turistas nesta época pois são poucas as cidades no estado que possuem esta Festa em comemoração ao Natal."
*****************************************
Hoje também é aniversário da Martha Medeiros.
*****************************************
E agora essa: será que o Lula não vai sancionar a lei que aumenta a licença maternidade para seis meses por causa do rombo que fará no caixa a isenção fiscal das empresas ao mesmo tempo em que é divulgado que a falta da CPMF já foi compensada?
*****************************************
Não sei o que aconteceu com esse blog, já mexi em tudo quanto foi formatação e não teve jeito de voltar a ser o que era a dois meses atrás. Se alguém souber, me avisa, por favor.
Até Mais!!!

Um comentário:

nathy disse...

eu gostaria de sabe que dia e a festa do aniversario de sapucaia do sul e as principais atrazoes por favor.obrigado deus de ja