setembro 14, 2006

Semana Farroupilha

Iníciou oficialmente hoje a Semana Farroupilha que se estenderá até o dia 20 de setembro – data marcante na história do Rio Grande do Sul. Durante esse período irei contar um pouco de nossa história, tradições e costumes.

A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ela envolve praticamente toda a população do Estado, se não fisicamente nos locais organizados para festejos, participando das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou das indústrias.

A Semana Farroupilha é regulada por uma Lei Estadual e regulamentada por um Decreto. Sua organização é feita em duas instâncias: a estadual, com a definição de diretrizes gerais, escolha do tema básico e atividades que envolvem as instâncias públicas estaduais; e no nível local onde, na prática, ocorrem os festejos, as manifestações culturais, artísticas e onde se realizam as mostras e os desfiles destacando-se o realizado a cavalo.
Em Porto Alegre, a Semana Farroupilha tem seu núcleo concentrado no Parque Maurício Sirotski Sobrinho e oferece uma intensa programação sócio, cívica e cultural, com constituição de um grande Acampamento Farroupilha que tem uma duração de quase 30 dias. Durante a Semana Farroupilha são relembrados os feitos dos Gaúchos no Decênio Heróico (1835-1845), através de palestras, espetáculos, lançamento de livros entre outras atividades.


O que se fala por aqui:

"Faca que não corta, pena que não escreve, amigo que não serve, que se perca pouco importa."

Fontes:
http://www.semanafarroupilha.com.br/
http://www.paginadogaúcho.com.br/

Acompanhem os próximos posts, um pouco mais de cultura só nos fará bem.

Até lá!

Photobucket

Logotipo da Semana Farroupilha 2006.

Nenhum comentário: