fevereiro 20, 2007

Terça-Feira de Carnaval

Olá Pessoal!
Hoje é terça-feira de Carnaval, aliás hoje é o dia de Carnaval, mas nós brasileiros já começamos a comemorar, no mínimo, desde sábado - há lugares que começaram antes do Natal!
A Kristal me perguntou se eu gosto de Carnaval: bem, gosto mesmo é da folga de quatro dias, dá pra descansar do trabalho, colocar algumas coisas em dia como ficar mais próxima da família, ver filmes em dvd, ler, internetar e até estudar pra concurso público - estou nessa de novo. Carnaval mesmo só alguma coisa pela TV, acho bonito os desfiles de escolas de samba.
Dei uma pesquisada rápida sobre o Carnaval pra postar aqui hoje:
História do Carnaval
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado a liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
Campeã do Carnaval 2007 - Porto Alegre
Bambas da Orgia

Photobucket - Video and Image Hosting
Pra quem curte o Carnaval com todo o seu esplendor espero que tenha sido uma festa ótima, só animação e pra quem, como eu, gosta de sossego, espero que tenha sido uma folga bem aproveitada também. Pra quem viajou, já sabem, cuidado e atenção pra que a volta seja tranqüila.
Até Mais!!!

Um comentário:

olhosdemar disse...

menina.... acabou o carnaval, acabou o descanso, a moleza: agoooora.... é trabaiá! beijosssss