agosto 31, 2007

Quero Torcida

Mais uma sexta-feira, mais um final de mês e agora só (ou ainda) faltam quatro meses até o ano de 2007 encerrar. E passa voando. A gente trabalha tanto, se preocupa tanto, quer fazer mil coisas que acaba não vendo o tempo passar e sabemos que nessa correria toda acabamos por perder algumas coisas, não dá pra fazer tudo, não é?
Planos tenho aos montes só falta colocá-los em prática, mas estou providenciando, nem que seja um ou outro, o negócio é fazer alguma coisa e não só ficar pensando. Por isso, torçam por mim no fim de semana. Vou fazer uma prova, espero sair bem e ter um 2008 diferente. Mais detalhes em breve.
Pensamento para o fim de semana:
"Melhor do que começar é recomeçar. Pior do que fracassar é desistir."
(Orácio Eça Santos) Fonte: Minuto de Sabedoria
Até Mais!!!

agosto 24, 2007

Enfim, o fim de semana!

Depois de uma semana de trabalho nada melhor que um descanso, não é mesmo? Então vamos aproveitar, pois o tempo para o descanso é sempre menor do que o tempo que precisamos pra descansar.
Essa é pra todas as mulheres...
"Existem mulheres que lutam 1 dia - estas são boas.
Existem mulheres que lutam 1 mês - estas são ótimas.
Existem mulheres que lutam 1 ano - estas são importantes.
Existem mulheres que lutam a vida inteira - estas são insuperáveis."
Um ótimo final de semana a todos.
Até Mais!!!

agosto 23, 2007

Você é Ético?

Essa eu acabei de ver no site do Pop e não resisti, tive que postar.
"É um teste para sua auto-avaliação. (O teste é curto e rápido).
Responda a pergunta final com sinceridade e então poderá auto-avaliar sua moral.
Trata-se de uma situação imaginária. Você deve decidir sobre uma atitude a ser tomada baseada em duas alternativas possíveis.
SITUAÇÃO IMAGINÁRIA: você está em São Paulo, em meio aos terríveis momentos de enchentes que normalmente ocorrem na cidade em épocas de chuvas mais intensas.
Você é um repórter fotográfico que trabalha para a CNN e está desesperado em meio ao caos: (pessoas pedindo socorro, carros sendo arrastados pela correnteza) e 'tirando as fotos mais impactantes'.
A água cobre a principal via de trânsito e envolve pessoas e veículos.
De repente, em meio ao caos, você vê num jipe: o Lula, o José Dirceu, o Delúbio, o Roberto Jeferson, o Fernandinho Beira-Mar e o Garotinho.
Eles lutam, desesperadamente, para não serem arrastados pela correnteza, que segue direta para um enorme buraco que a tudo engole, entre lama, lixos, pedras.
Eles estão sendo arrastados inexoravelmente e você tem a oportunidade única de resgatá-los. Mas tem também a oportunidade única de tirar uma fotografia jornalística, seguramente ganhadora do Prêmio Puzlitzer, que te faria famoso no mundo inteiro, ao mostrar o flagrante inédito da morte de tão famosos políticos.
Não dá para titubear e nem fazer as duas coisas: salvar e fotografar.
PERGUNTA: Baseado em seus princípios éticos, religiosos e morais, na fraternidade e solidariedade humanas, que devem ser o forte das pessoas generosas, responda sinceramente:
"VOCÊ FARIA A FOTO EM PRETO E BRANCO OU COLORIDA?"
No atual momento que estamos vivendo entre mensalões, crise aérea, bois de ouro só com piada pra sair da cama todo dia e ir trabalhar, pagar impostos, viajar de avião...
Primeiro pensei em P&B pra dar um ar dramático a situação, mas acho que colorida seria mais a cara de felicidade do povo brasileiro se conseguíssemos limpar o país desse tipo de pessoa (que sonho!). E vocês, preto e branco ou colorida?
Até Mais!!!

agosto 17, 2007

Hora de Descansar

Mensagem pra quem trabalha demais:

Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, em casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo. (Gurdjieff). / Minuto de sabedoria.
Bom final de semana a todos e lembrem-se...
Ninguém é insubstituível, por melhor que seja, então, na hora de descansar vamos descansar, nada de levar trabalho pra casa, hein? Vamos curtir o que se tem enquanto se tem, ok?
Até Mais!!!



BlogBlogs.Com.Br

agosto 15, 2007

Trabalho e Vocação

Deixo esta mensagem pra vocês refletirem, ok?

Faça do seu trabalho uma vocação. Se você encara seu trabalho apenas como um emprego, então ele se torna uma carga que não traz realização ou crescimento. Mas se você o vê como o exercício de uma vocação, ele deixa de ser um sacrifício. Transforma-se numa expressão sua, uma parte importante de sua vida. (Thakar, 1995).
Realmente é muito ruim trabalhar em algo que não se gosta, não traz felicidade, só estressa e não tem dinheiro que pague a perda da saúde, não é? Por isso acho cruel que os jovens sejam pressionados a escolher uma profissão aos 16, 17 anos. É muito cedo, eles ainda não têm maturidade e acabam ou pulando de curso em curso, ou fazendo a faculdade que os outros querem. Acho lamentável.
E vocês, o que acham sobre essa questão de trabalho e vocação? Não se acanhem, deixem seus comentários, ok?
Até Mais!!!

agosto 13, 2007

E o Domingo voou...

Pois é, passou tão rápido que esqueci que tinha planejado fazer uma postagem referente ao Dia dos Pais. Recebi um texto bem legal e agora vai ficar pro ano que vem. Mas, mesmo que atrasada, deixo minha mensagem a todos os pais - afinal, todo dia é o dia dos pais, das mães, das crianças, ...
Curtam seus filhos o quanto puderem, pois a vida passa rápida demais.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

agosto 07, 2007

Blogagem Coletiva: Amamentação

Hoje se encerra a SMAM - Semana Mundial da Amamentação e como falei no post anterior estou participando da blogagem coletiva sobre o assunto. Portanto, hoje publico outra matéria veiculada no site do Ministério da saúde.

Aleitamento materno: advertência obrigatória em mamadeiras - 03/08/2007

A partir de julho deste ano, fabricantes, importadores e distribuidores de bicos, chupetas e mamadeiras devem adequar às regras de rotulagem da Lei 11.265/2006, como a proibição de uso de imagens de crianças ou ilustrações humanizadas, utilização de frases que provoquem dúvidas quanto à capacidade de amamentação materna e uso de expressões que identifiquem o produto como apropriado para o uso infantil.
Desde 2002, as propagandas comerciais e publicitárias de bicos, chupetas e mamadeiras estão proibidas, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esse impedimento foi reafirmado pela Lei 11.265/2006.
A legislação também estabelece que os rótulos desses produtos deverão exibir a mensagem: "O Ministério da Saúde adverte: A criança que mama no peito não necessita de mamadeira, bico ou chupeta. O uso de mamadeira, bico ou chupeta prejudica o aleitamento materno".
"A publicação da Lei 11.265/2006 representa um avanço na promoção do aleitamento materno", avalia a gerente-geral de Alimentos da Anvisa, Denise Resende. "Essa legislação reforça a prioridade e a superioridade do leite materno, como também informa ao consumidor que a indicação de uso de qualquer substituto do leite humano deve ser feita por orientação profissional”, completa a gerente. Nesta semana, o Ministério da Saúde lançou a campanha "Amamentação na primeira hora, proteção sem demora". A iniciativa abriu a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que ocorre até a próxima terça-feira (7). A finalidade é informar sobre a importância da amamentação na primeira hora de vida tanto para a mãe quanto para o bebê.
O estudante brasiliense Gabriel Guimarães, 13 anos, já não reclama mais do tempo de espera na sala do dentista. Desde os nove anos, Gabriel usa aparelhos ortodônticos para o tratamento dos dentes oclusos (que ainda não nasceram), além da mordida cruzada. "Explicaram que esses problemas podem estar relacionados à mamadeira, que usei até os sete anos", relata.
A mãe de Gabriel, a professora Maria Carolyna Guimarães, 36 anos, confirma que o filho utilizou chupeta e mamadeira durante a infância, mas garante que não repetiu a atitude com o filho caçula, que amamentou no peito por um ano. "O irmão dele nunca passou perto de bicos de borracha", assegura. De acordo com Maria Carolyna, as facilidades divulgadas por propagandas e a tradição familiar influenciaram no uso dos produtos. "Felizmente, agora, não existem comerciais desse tipo", acentua.
Propaganda
Em 2006, a Anvisa analisou 222 rótulos de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância, como leites em pó e "sopinhas". Foram avaliadas 117 marcas distintas de 64 fabricantes. 72% delas estavam em desacordo com as regras de rotulagem geral/nutricional e 53% contrariavam a RDC 222/2002.
Conforme a legislação, quem descumpre as regras relativas à rotulagem de produtos e alimentos para crianças estará sujeito a penalidades por infração sanitária, como advertência, suspensão de venda e multa de até R$ 1,5 milhão.
"Pela própria natureza, a propaganda influencia ao consumo. A lei 11.265/2006 funciona como mais uma estratégia para obtenção de resultados qualitativos na saúde das crianças de hoje, que serão os adultos de amanhã", afirma a gerente de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda da Anvisa, Maria José Delgado.
Os fabricantes, importadores e distribuidores de alimentos para lactentes (de 0 a 12 meses) e crianças de primeira infância (de 1 a 3 anos de idade) também devem cumprir regras semelhantes à RDC 222. Neste caso, no entanto, o prazo para adequação da rotulagem terminou em janeiro deste ano.
A partir disso, produtos como leite em pó para lactentes e "papinhas" que não trouxerem a advertência determinada na embalagem estão irregulares. Por isso, devem ser retirados do mercado pelas vigilâncias sanitárias, procons ou polícia civil especializada na proteção à criança e ao adolescente.
Legislação
O promotor público e consultor da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Ibfan), Libânio Alves Rodrigues, afirma que as leis brasileiras relacionadas à alimentação de lactentes seguem o que está previsto no Código Internacional para o Mercado de Substitutos do Leite.
O texto, adotado por 30 países, incentiva que o aleitamento materno seja a fonte exclusiva de alimento do bebê nos primeiros seis meses de vida. "O Brasil está muito à frente dos Estados Unidos, por exemplo, que nem sequer são signatários do código. Nós temos uma legislação avançada, que inclusive já está servindo de referência para os países africanos de língua portuguesa", conta.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estima que o aleitamento materno exclusivo e até o sexto mês de vida pode evitar, por ano, 1,3 milhão de mortes de crianças com menos de 5 anos em todo o mundo.
Malefícios
O uso de bicos de borracha pode acarretar diversos prejuízos para a saúde durante a infância e também na fase adulta. O alerta é da fonoaudióloga Evandra Pedroso. De acordo com ela, a sucção da chupeta, por exemplo, pode causar desde perda de peso até problemas de desenvolvimento da face.
"Quando o bebê chupa chupeta, pode ter a sensação de que está com a barriga cheia devido à produção de maior quantidade de saliva. Isso ocasiona a diminuição da mamada e conseqüente perda de peso", explica.
De acordo com a fonoaudióloga, a chupeta também pode causar problemas para o desenvolvimento da face, boca, dentes e língua. "O bico faz com que a língua fique numa posição errada, no assoalho da boca, e se exercite de forma incorreta. A conseqüência é a hipotonia, que são músculos flácidos, moles e com pouca força", afirma.
Já no caso da mamadeira, Pedroso enumera outros possíveis danos a saúde. "O bebê engole mais ar e pode ter cólicas e gases, por causa do vedamento incorreto dos lábios no bico da mamadeira. Também pode ter mais chances de contrair infecções devido a problemas de esterilização da mamadeira, que muitas vezes não é adequada para a eliminação de germes e bactérias", revela.
Agência Saúde
Mais informações
Assessoria de Imprensa da Anvisa
Tel.: (61) 3448-1299/3448-1301
Eu fui uma criança que não me apeguei a bicos e chupetas, meu único vício foi mesmo a mamadeira e talvez por isso lá fui eu para o ortodontista tentar consertar o estrago. Agora me digam: pra que dar chupeta pra um bebê? Eles passam a maior parte do tempo ou dormindo ou mamando. E pior que isso é dar bico com açúcar ou mel. Além dos prejuízos do bico ainda estimulam as crianças ao mau hábito da compensação, de "dourar a pílula", se é ruim coloca um melzinho que melhora. Acho isso um absurdo.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

agosto 06, 2007

Voltando...

A verdade é que não morri, não, apenas dei uma sumida básica. A vida tem dessas coisas, às vezes precisamos dar um tempo - por escolha nossa ou por escolha das várias coisas a fazer, quando então temos que priorizar algumas em detrimento de outras (não necessariamente por escala de importância).
Enfim, estou voltando devagarinho e resolvi começar por algo que ainda não fiz: participar de uma blogagem coletiva organizada pela Denise Arcoverde. Assunto: Amamentação. Então, os posts até amanhã (quando termina a SMAM - Semana Mundial da Amamentação) serão sobre o assunto, ok?
Pra começar vou postar uma matéria retirada do site do Ministério da Saúde.

Amamentação na primeira hora de vida pode salvar sete mil bebês a cada ano - 01/08/2007

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou hoje a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) no Brasil. O tema da campanha deste ano tem o objetivo de estimular o aleitamento materno na primeira hora de vida do bebê. Segundo o ministro, a ação no Brasil pode salvar a vida de aproximadamente sete mil bebês a cada ano.
"O primeiro leite que vem é o colostro, rico em anticorpos. Estatísticas apontam que cerca de sete mil mortes de bebês até o primeiro ano de vida no Brasil poderiam ser evitadas com a amamentação na primeira hora após o parto. Mas essa ação deve começar desde o pré-natal. Conversar com o médico, envolver seu marido, seu companheiro nessa discussão. É todo um processo de preparação para um momento tão importante", afirmou o ministro.
Segundo a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba), que definiu o tema da campanha, a cada 10,9 milhões de óbitos de crianças menores de cinco anos, quatro milhões de bebês morrem no primeiro mês, e é possível salvar um milhão destas vidas, amamentando na primeira hora de nascimento. No Brasil, cerca de 27 mil recém-nascidos morrem todos os anos antes de completar um mês.
A proposta da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba) é chamar a atenção para a importância da amamentação na primeira hora de vida tanto para a mãe quanto para o bebê, uma vez que o aleitamento materno chega a salvar vidas, além de proteger mais o bebê contra doenças; ajudar a mulher a ter leite mais rapidamente, e auxiliar nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.
"É necessário que a sociedade cobre melhores condições de vida e melhores condições de trabalho para todos. Assim a mãe pode aleitar no seio, calma, tranqüila, compartilhando esse momento fundamental para o bebê e a mulher", disse Temporão.
O leite materno é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento, razão pela qual não deve ser substituído. A amamentação também garante ao bebê proteção contra infecções, alergias e outras doenças e, à mãe, menos chances de desenvolver câncer de mama, diabetes e anemia pela diminuição do sangramento pós-parto. O ato de amamentar ainda contribui para que a mãe perca mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez, bem como o ato de sugar é importante para o desenvolvimento da face, da dentição e da fala da criança e para a sua respiração. E, além de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.
Bancos de leite
Atualmente, o Brasil dispõe de 197 unidades em todos os estados e no Distrito Federal, sendo 183 bancos de leite e 14 postos de coleta. No ano de 2006, foram coletados 112.625 litros de leite humano, doados por 90.175 mães e distribuídos a 131.613 bebês.
Mais informações
Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde
Tel: (61) 3315-2509 / 3315-3580
Plantão: (61) 9962-3752
Não sou mãe, não sei se serei algum dia, mas a única coisa certa é que, pra mim, não dá pra separar maternidade de amamentação. Você gera uma vida, carrega e alimenta durante todo o período de gestação, não consigo ver a "lógica" de dar uma mamadeira depois que nasce, não tem sentido. Se é algo que só traz benefícios, porque se privar?
Pra quem se interessou aí vai alguns sites sobre o assunto: