maio 07, 2007

Cuide das Pedras Grandes

Olá pessoal,
Tenho andado sumida, sei, mas tenho meus motivos. Como falei no post anterior, estou em fase de mudanças e como dá trabalho mudar de casa, hein? Como a gente junta coisas pela vida e tem horas como essa que temos que fazer um inventário e ver o que realmente é importante e o que não é.
Também estou refletindo sobre a vida, sobre o que ando fazendo - ou não fazendo - e sobre o que gostaria de fazer. E nessas muitas pesquisas na internet encontrei o texto que reproduzo a seguir que achei bem interessante. É pra pensarmos sobre essa vida louca que vivemos com tanto a fazer e com tão pouco tempo.
"Uma vez um mestre fez uma experiência com seus alunos. Pegou um vaso e encheu-o com pedras grandes. Depois, ergueu o vaso e perguntou aos alunos:
- O vaso está cheio?
A turma se dividiu, com alguns dizendo que sim e outros que não. O mestre então, pegou algumas pedras pequenas e colocou-as no vaso. As pedras pequenas se encaixaram entre as grandes, e o mestre ergueu o vaso, novamente, perguntando:
- O vaso está cheio?
Desta vez a maioria da turma respondeu que sim. O mestre, então, pegou um saco de areia e despejou dentro do vaso. Depois, repetiu a pergunta.
A grande maioria respondeu que sim. O mestre, então, pegou uma jarra de água, derramou no vaso, e perguntou:
- O vaso está cheio? A turma finalmente chegou a um consenso. Todos responderam que sim. Então o mestre falou:
- Este vaso é como a nossa vida. Se eu tivesse colocado as pedras pequenas, a areia ou a água primeiro, não haveria espaço para as pedras grandes. As pedras grandes na nossa vida são a família, os amigos, trabalho, lazer e saúde e é fundamental que não descuidemos delas. Não podemos perder muito tempo com coisas sem importância (as pedras pequenas), pois corremos o risco de não haver espaço para as coisas que realmente são importantes.

Para mim, foi vital entender que a carreira é importante sim, principalmente em tempos de alta rotatividade e de busca por profissionais cada vez mais qualificados. Mas ela não é tudo. Uma carreira de sucesso é sustentada por muitos pilares e, sem dúvida, família, lazer, amigos e saúde física e mental são alguns dos que têm maior importância.
Reservar um tempo para a família, programar horas de lazer ou de bate-papo com os amigos e realizar atividades físicas não podem, de maneira alguma, ser consideradas atividades que nos "roubam tempo". Às vezes, é importante uma simples parada para não fazer nada e refletir sobre a vida. A partir do momento em que conseguimos equilibrar esses aspectos, passamos a ver as coisas com mais clareza e a produzir mais e melhor. ( http://www.juliobattisti.com.br)"
Até Mais!!!
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Nenhum comentário: