março 13, 2007

Trotes Universitários

O ano acadêmico iniciou e é legal ver o campus cheio de novo, toda aquela efervescência da juventude ávida por conhecimento, mas tem uma coisa que acho de extremo mal gosto: os trotes. Todo início de semestre é a mesma coisa: um bando de veteranos - nem tão veteranos assim, boa parte é formada pelos calouros do último trote - resolvem fazer o que eles chamam de integração com os calouros e aí é aquela sujeirada toda, banho de ovo, vinagre, farinha, erva mate e tinta, seqüestro de mochila e tênis, humilhação e extorção, pois é preciso arrecadar dinheiro pra reaver seus pertences tudo em prol de uma grande festa que será feita pra integrar os futuros colegas.
Na minha opinião seria mais inteligente que realmente se fizesse algo pra integrar os alunos como uma gincana, por exemplo, um final de semana, de forma organizada, com tarefas variadas e divertidas, mas sem humilhação. Felizmente, em algumas universidades o perfil do trote está mudando e se tornando solidário com campanhas de doação de sangue, alimentos, visitas a asilos e creches.
Sei que o assunto dá o que falar, vejam abaixo o que encontrei na internet e algumas notas que sairam no jornal:
"É comum nas universidades e nos colégios especializados a prática de rituais de iniciação impostos aos estudantes novatos. Esses estudantes são vulgarmente denominados de "calouros" e os rituais a que nos referimos são chamados de trotes. Essas troças, na grande maioria das vezes, são vistas como simples atividades lúdicas. No entanto, tais atos são sempre revestidos de atitudes que implicam em humilhação e até prática de violência - há registros de lesões e até mesmo de mortes decorrentes dessas "brincadeiras". O estudante “veterano” que pratica o trote quase sempre se comporta de maneira arrogante e autoritária (ainda que supostamente a título de representação). Ele encarna um personagem cruel, implacável, insensível e cínico. O que parece ser um simples jogo de entretenimento ou comemoração é, na verdade, uma manifestação de poder que envolve questões profundas relativas ao íntimo do ser humano.(...)" Continua aqui.


"Cultura inútil
A Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Urbana da Capital avisa que a Guarda Municipal do Parque da Redenção não poderia ter interferido segunda-feira, na hora de um trote, quando alunos de Biomedicina da UFRGS sujavam um playground infantil com vísceras de peixe, ovos, farinha e erva de chimarrão. Alega que os trotes são culturais. (07/03/2007 - Zero Hora - Geral - p. 03)"

"Esmola para os bixos
Com o início das aulas na UFRGS, aumentou o número de pedintes em esquinas e sinaleiras da Capital. São os bixos 2007. O antigo trote, que obriga calouros a recolher dinheiro nas ruas, parece se perpetuar na universidade, enquanto ações positivas crescem em outras instituições. (08/03/2007 - Zero Hora - Informe Especial - p. 03)"

"Trote financeiro
Calouros do curso de Medicina de uma universidade gaúcha estão atônitos. Ficaram sabendo que vão precisar pedir esmola nas esquinas nos próximos dias. Os veteranos decidiram que cada um deve trazer R$ 70 da rua. Quem não conseguir, precisa pagar do próprio bolso. À vista. (09/03/07 - Zero Hora - Informe Especial - p. 03)"
E aí, o que vocês acham dos trotes? Como foi o de vocês? Eu consegui não sofrer o trote, mas não saí ilesa, não, saí cheirando a vinagre.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Esses da foto nem estão tão sujinhos, os que tenho visto ficam realmente em uma situação deplorável!
Até Mais!!!

Nenhum comentário: